segunda-feira, setembro 13, 2010

Aprenda a viver até os 100 anos com bons hábitos

Nunca é tarde para mudar os hábitos. Se você pretende viver até os 100 ou mais, quem sabe, deve começar por mudar seus hábitos, mesmo que tenha mais de 50 anos ou até 70, pode começar a adotar hábitos saudáveis para aumentar a expectativa de vida.


Para chegar aos 100 anos, deve-se manter desde a juventude uma rotina de exercícios. A caminhada mantém o corpo ativo e contribui para a longevidade. O exercício é capaz de melhorar a capacidade circulatória.

Para quem esta chegando à terceira idade, é importante fazer uma musculação leve para evitar a perda de massa muscular.
Não fume – a nicotina presente no cigarro provoca o envelhecimento precoce da pele e dos órgãos respiratórios, pois favorece a produção de radicais livres, que provocam a morte prematura de células.

Evite gorduras, pois o excesso de gorduras e frituras pode elevar o colesterol e levar a obstrução das artérias, o que provoca o aparecimento de doenças do coração. O excesso de sal e açúcar na alimentação pode contribuir de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Manter-se ativo durante toda a vida, fazendo atividades do cotidiano, como jardinagem e subir escadas em vez de usar o elevador, por exemplo. Essa condição de atividade é fundamental, pois o individuo inativo perde mais funções do que deveria pela idade, como função mental e de comunicação.

O controle de doenças crônicas é importante para envelhecer com saúde. A partir dos 30 anos, já é possível buscar diagnósticos precoces de doenças como osteoporose, diabetes e alteração na coluna. Quanto mais cedo souber, mais fácil é o controle.

Outro fator importante para longevidade é manter um bom convívio social depois da aposentadoria. O idoso deve se incluir em grupos.

Os fatores externos correspondem a cerca de 70% da longevidade e os genes, só a 30%. Alimentar-se bem, com cardápio repleto de frutas e hortaliças, garante uma vida longa.

Agora, mãos a obra, chega de preguiça, vamos iniciar uma atividade, mudança total, elas contribuem não só para chegar aos 100, mais melhora a qualidade de vida. Até.
 
Via: nickmartins