sábado, fevereiro 05, 2011

Historias medicas bizarras

Para a lista de hoje eu vou, mais uma vez, entrete-lo com alguns dos mais verdadeiros, ainda inacreditáveis, contos do mundo da medicina que certamente iram surpreendê-lo. Como sempre, sinta-se livre para compartilhar seus próprios casos clínicos incomuns nos comentários.





Árvore em pulmão
Screen Shot 2010-10-28 At 9.05.43 Am
Aos 28 anos de idade Artyom Sidorkin foi submetidos à uma cirurgia para remover um tumor cancerígeno suspeita que estava lhe causando extrema dor no peito, o junta médica de Izhevsk, nos Urais, na Rússia, ficaram surpresos ao ver uma pequena árvore a crescer dentro do pulmão de Sidorkin. Com cerca de  cinco centímetros de galho de árvore  foi descoberto quando o cirurgião, Vladimir Kamashev, retirou parte do pulmão do homem para uma biópsia. Dr. Kamashev recordou: “Eu pensei que estava tendo alucinações, eu pedi ao meu assistente para dar uma olhada:” Venha e veja isso – temos um objeto estranho aqui. Ele balançou a cabeça em choque. Eu pisquei três vezes, como que tivesse  certeza que  estava vendo coisas. “Médicos acham que ele pode ter inalado uma semente que foi depositada em seu tecido pulmonar.

A semente brotou lá, e cresceu até que começou a tocar capilares no tecido, causando uma dor extrema em Sidorkin. O ramo foi removido mais tarde.“Foi muito doloroso. Mas para ser honesto, eu não sinto qualquer objeto estranho dentro de mim “, disse Sidorkin de sua estranha experiência. “Estou tão aliviado que não é câncer”.
Informações Adicionais: Esta é a imagem é de um incidente de 2007, em que os médicos chineses que operam uma  menina de dez anos  com problemas respiratórios e  encontraram uma folha de grama crescendo em seu pulmão direito.

Situs Inversus
Situsinversusdiagram
Aos 64 anos de idade Ashok Shivnani de Mumbai, na Índia, estava prestes a fazer uma cirurgia para remover um tumor de sete centímetros de comprimento em seu rim direito, os médicos descobriram que ele tinha uma rara doença congênita chamada de situs inversus. Os órgãos Shivnani foram posicionados de trás para frente (ou seja, a disposição de seus órgãos é uma imagem espelho do que de uma pessoa normal). Seu ecocardiograma revelou que sua aorta e veia cava inferior (VCI) estavam invertidas, como eram a maioria de seus órgãos e vasos sanguíneos.“Quando vi pela primeira vez os relatórios, eu realmente pensei que eu estava segurando eles de forma errada. Junto com a posição invertida da aorta e veia cava inferior, os exames também mostraram que Shivnani tinha uma CIV segunda vinda de fora do tumor de rim infectado, que se juntou ao IVC original na parte inferior de seu abdômen. Teria sido mais difícil para prosseguir com a cirurgia nestas circunstâncias “, disse Anoop Ramani, o cirurgião que supervisionou a operação de Shivnani.

Informações Adicionais: Embora os médicos que examinaram Shivnani pensei que ele fosse a pessoa que vive apenas com situs inversus, existem pelo menos mais duas pessoas no mundo, com casos documentados da doença. Randy Foye, um jogador de basquete norte-americano, foi encontrado para ter situs inversus e atriz canadense Catherine O’Hara disse em várias entrevistas que seus órgãos estão invertidos. Pessoas com situs inversus são geralmente assintomática, e geralmente não estão conscientes de sua anatomia incomum até que sejam examinados por médicos.

Alergia a bebê
Article-1202953-05E17E64000005Dc-470 468X481
Joanne Mackie, uma mãe de 28 anos de Erdington, West Midlands, descobriu, depois de dar à luz seu primeiro filho, que ela tem uma doença de pele rara denominada penfigóide gestacional, o que faz com que seja  alérgica ao seu próprio filho. Mackie desenvolveu erupções cutâneas graves e vesículas dolorosas logo após dar à luz seu filho, James. Os vergões na pele dela eram tão insuportável que ela não conseguia segurar seu próprio bebê e foi forçado a cobrir os braços com toalhas húmidas para protegê-los enquanto ela o alimenta. A condição  afecta uma em cada 50.000 gestações, surge quando os anticorpos que protegem normalmente a placenta se confundem e atacam a pele, causando bolhas.

“No início, quando me disseram que eu era alérgica ao meu bebê que eu pensei que era algum tipo de piada”, disse Mackie. “Mas quando ele me mostrou as provas do que dizia. Parecia que meu mundo tinha desabado, Foi um momento tão doloroso. Eu tive que assistir enquanto o meu marido deu o primeiro banha em nosso   filho sem poder fazer nada. “Felizmente, um mês depois que os médicos tratavam alergia usando esteróides fortes, Mackie, finalmente foi capaz de segurar seu bebê sem sentir nenhuma dor.“Eu tenho dito há uma chance 95 por cento vou receber isso na minha próxima gravidez e desta vez os médicos dizem que ela pode afetar o bebê. Não tenho a certeza que eu poderia passar por tudo isso novamente “, disse Mackie. “Mas eu aprendi que um abraço de seu próprio filho é a coisa mais preciosa do mundo.Agora eu posso segurar o meu rapazinho, é o céu. Eu nunca quero deixá-lo ir. “
Informações adicionais: penfigóide gestacional muitas vezes aparece na gravidez durante o terceiro ou segundo trimestre e / ou imediatamente após o nascimento. É geralmente tratada com um curso de corticosteróides como a prednisona.

Sirenomalia
050208 Mermaid Vmed 730A.Widec
Este item foi discutido e difundido na internet e meios de comunicação, mas houve falta de informação por isso fiz um relatório mais detalhado. Em 27 de abril de 2004, em Huancayo, no Peru, Milagros Cerron nasceu com um defeito congênito raro conhecido como sirenomalia, o que significa que suas pernas estavam fundidas do calcanhar até a virilha, dando-lhe a aparência de uma sereia. Junto com este defeito, Milagros tem um rim deformado, urinário e genital dividem o mesmo tubo. O distúrbio é considerado tão mortífero que recém-nascidos geralmente morrem dentro de dois dias após o nascimento, devido ao mau funcionamento do órgão.

Além de Milagros, existem apenas outros dois casos conhecidos de pessoas que   nasceram com as mesmas condições . Mas entre 2005 e 2006, uma equipe de médicos, liderados pelo Dr. Luis Rubio (do hospital Solidaridad em Lima, Peru), tinham realizado com sucesso três operações para as pernas de Milagros completamente separada “para que ela pudesse andar. As operações inseriam sacos de silicone entre as pernas da menina para esticar a pele de conectá-los, e depois cuidadosamente cortar a pele para separá-los. A cirurgia correu tão bem que Milagros (cujo nome significa “milagres” em espanhol) já estava caminhando algumas semanas depois. Apesar de satisfeito com seu progresso,  o doutor adverte que Milagros Rubio ainda precisa de nova cirurgia para reparar seus vários problemas internos, já para não falar de vários anos de reabilitação, antes que sua  condição possa ser considerada estável.
Informações adicionais: Há apenas um outro sobrevivente conhecido da sirenomelia que ainda vivem hoje. Tiffany Yorks dos Estados Unidos, nasceu com a doença em 7 de maio de 1988, e, como Milagros, foi submetida a uma bem sucedida cirurgia para separar suas pernas.
 
Homem Árvore
Treeman01
Dede Koswara, um homem indonésio  de 40 anos, recentemente ganhou muita exposição na mídia, por ter  uma doença de pele hereditária rara, conhecida como displasia Lewandowsky-Lutz. A condição resultou em nodosas, escamosas verrugas crescendo descontroladamente por todo o corpo, especialmente em torno das mãos e dos pés, o que lhe valeu o apelido de “O Homem da Árvore.” Seu calvário começou quando ele cortou seu joelho quando ele tinha quinze anos. Ele foi, então, infectados com a cepa do vírus do papiloma humano (HPV), e, devido à sua doença subjacente, tumores cutâneos chamados chifres começaram a se espalhar por todo o corpo.

Por causa de sua doença, ele deixou seu trabalho como um construtor e pescador e começou a trabalhar em um show de horrores que viaja. Eventualmente, sua mulher de dez anos, deixou, alegando problemas financeiros. Felizmente, depois de seu caso atrair a atenção geral, as doações do público e do governo, ele recebeu tratamento e, depois de nove operações, mais de oito quilos de verrugas foram removidos de seu corpo. Koswara  pode ver o contorno de suas mãos e pés pela primeira vez em cerca de 20 anos.
Informações adicionais: -Lutz displasia Lewandowsky (também conhecido como Epidermodisplasia verruciforme) é um distúrbio hereditário associado a um risco elevado de carcinoma da pele. Embora a doença geralmente se manifesta quando o doente tem entre 12 meses e 20 anos,  às vezes pode aparecer na meia-idade, como fez no caso de Dede Koswara.


Adaptado de listverse.com/2010/10/29/another-10-bizarre-medical/